Brasil: Luiza Erundina fala sobre saúde da mulher e mortalidade materna em discurso na Câmara

31/05/2010 at 4:55 pm Deixe um comentário

Na última quarta-feira, dia 26 de maio, a deputada Luiza Erundina discursou na Câmara sobre saúde da mulher e mortalidade materna , lembrando o “Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna”, celebrado no dia 28 de maio.

A deputada ressaltou que, mesmo com a aprovação, em 2007, do projeto de lei de sua autoria estabelecendo que toda gestante a partir do Sistema Único de Saúde terá garantidos o pré-natal e a vinculação de seu atendimento a um hospital ou maternidade, isso ainda não é garantido na prática.

Abaixo, a íntegra do discurso proferido pela deputada Luiza Erundina no último dia 26 de maio de 2010 no plenário da Câmara dos Deputados e o texto da lei de sua autoria aprovada ainda em 2007.

Discurso – Dep. Luiza Erundina – 26 de maio de 2010

“Sr. Presidente, colegas Parlamentares, telespectadores da TV Câmara, quero fazer referência ao dia 28 de maio, quando se celebra o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna.

A mortalidade materna é uma tragédia em países como o nosso. No Brasil, 75 mulheres, em cada 100 mil nascimentos, morrem devido a problemas na gestação e no parto. Essa é uma tragédia que precisa ser enfrentada e, evidentemente, evitada.

Esta Casa, em 2007, aprovou projeto de lei de minha autoria, já sancionado pelo Presidente da República, estabelecendo que toda gestante, a partir do Sistema Único de Saúde, terá garantidos o pré-natal e a vinculação de seu atendimento a um hospital ou maternidade, para que, quando chegar o momento do parto, receba atendimento adequado, assim como o seu filho, o que lamentavelmente ainda não é garantido. Em uma cidade como São Paulo, apesar da sua potência e do seu porte, lamentavelmente, ainda ocorrem casos de mulheres que morrem, porque ficam perambulando horas e horas, esperando encontrar um leito para ter o seu filho.

Junto com a bancada feminina, celebramos essa data, o que foi antecipado ontem com a entrega do Prêmio Dr. Pinotti — Hospital da Mulher. Inclusive, Sr. Presidente, V.Exa. teve oportunidade de homenagear uma entidade da Santa Casa de Guaratinguetá. Também tive a felicidade de homenagear o Amparo Maternal, uma casa de saúde da mulher de grande importância em São Paulo, que completou 70 anos. Foi também homenageado um hospital de Recife, por indicação da Deputada Ana Arraes e do Deputado Inocêncio Oliveira.

Essa foi a forma de a Casa se antecipar às comemorações do 28 de maio, conferindo esse título a 3 importantes entidades nacionais, selecionadas entre 27 outras indicadas pelos Srs. Parlamentares, que nos possibilitou associar às comemorações que se realizam no mundo e no País em torno da proteção da mulher, do parto, além de comemorarmos o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher. Associamo-nos a todas as celebrações dessa grande data, que é 28 de maio.
Muito obrigada.”

Fonte: http://www.luizaerundina.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=473:luiza-erundina-fala-sobre-saude-da-mulher-e-mortalidade-materna-em-discurso-na-camara-&catid=1:latest-news&Itemid=77

Entry filed under: Gravidez, Maternidade/Parto, Noticias Internacionais. Tags: .

Novas estratégias no tratamento da SIDA discutidas em Évora Direito à informação e acesso aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres ao longo do seu ciclo de vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Maio 2010
M T W T F S S
    Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: