Brasil: Serviço voltado à saúde da mulher faz cerca de 50 atendimentos diários

15/06/2010 at 4:45 pm Deixe um comentário

06/07/2010 por comunicacaopmpf

O Departamento Municipal de Saúde em Porto Ferreira (Brasil) tem um serviço especializado para a saúde da mulher, o qual faz o atendimento de aproximadamente 50 pacientes ao dia. Com atendimentos básicos e outros complementos, as mulheres têm a possibilidade de tratamento de saúde de qualidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O Governo Municipal tem se mostrado preocupado em oferecer tal serviço, tanto é que em 2006 implantou, no antigo CSII, localizado à rua Nelson Pereira Lopes, 520, o Centro de Atendimento Médico, o qual abriga unidades de Vacinação, Pediatria e Saúde da Mulher.

Com recursos do Governo Federal, está em fase conclusiva o novo prédio para o Centro Municipal de Epidemiologia, que concentra atendimentos a portadores de DST/Aids. Com isto, oferecerá também atendimento diferenciado, sendo que após esta etapa uma nova transferência de local ocorrerá. As unidades de Vacinação e Pediatria darão lugar exclusivamente à Unidade de Saúde da Mulher.

Paula Burian Moretto, enfermeira responsável pela unidade, informa que os atendimentos consistem em atendimentos básicos, cauterização, pré-natal, métodos contraceptivos – que completa o Programa de Planejamento Familiar – acompanhados pelos médicos Anísio Gazeta, Edmar Aparecido Campos e José Carlos Batista.

Campanhas de conscientização são realizadas frequentemente visando à saúde preventiva. Recentemente a unidade desenvolveu a campanha do papanicolau, quando 120 mulheres fizeram inscrições, das quais 67 compareceram para os exames. De posse dos resultados, as pacientes são encaminhadas para acompanhamento e tratamento se necessário. Além desta unidade especializada, o serviço de saúde do município ainda dispõe de outras unidades gabaritadas para atendimento à mulher, como as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de bairros periféricos (Paschoal Salzano, Porto Belo, Jardim Anésia, Cristo Redentor e Independência).

Outra novidade para a saúde da mulher implantada no município é a Unidade Móvel, que proporciona mais conforto e tranquilidade, uma vez que o veículo é equipado com aparelhos necessários para atendimentos básicos e se desloca até a periferia. Prevenção de câncer de mama, principalmente, também é desenvolvida neste modelo atendimento.

Na área de Promoção Social, outros serviços voltados à saúde da mulher também são disponibilizados, como o Clube de Gestantes. Este trabalho oferece às gestantes carentes cadastradas no serviço social, além de aprendizado básico no cuidado com os bebês, noções de saúde preventiva à futura mamãe, por meio de palestras proferidas por profissionais da área. O projeto atende quatro turmas ao ano, sendo em média 20 gestantes a cada 2 meses. Ainda na área social, o Núcleo de Atendimento à Mulher Vitimizada encaminha mulheres vítimas de agressão, para vários segmentos incluindo tratamento psicológico.

Fonte: http://comunicacaoportoferreira.wordpress.com/2010/06/07/servico-voltado-a-saude-da-mulher-faz-cerca-de-50-atendimentos-diarios/

Entry filed under: Noticias Internacionais. Tags: .

Sessão de Apresentação Pública do Projecto na Praça do Giraldo dia 14 de Junho de 2010 Beja: Combate à violência em destaque na Feira Social

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Junho 2010
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: