Aprenda a comer melhor para evitar a tensão pré-menstrual

25/09/2010 at 10:32 am Deixe um comentário

Se é daquelas mulheres que numa determinada altura do mês passa pela vontade incontrolável de arrancar cabelos (os seus e os do seu marido ou namorado), e de comer chocolates como não houvesse amanhã, então é provável que sofra de tensão pré-menstrual.

Muito embora eu adorasse dizer umas coisas totalmente sem sentido sobre o assunto, esta semana resolvi que podia fazer um serviço à comunidade feminina e pedir a uma especialista que falasse do assunto. Acima de tudo, do que poderá fazer do ponto de vista alimentar para reduzir os sintomas.

Assim, vejam de seguida o que nos diz Rita Almeida, médica especialista em nutrição clínica, numa conversa com o blogue A Vida de Saltos Altos.

“O que é a Tensão Pré-menstrual?

A Tensão Pré-menstrual (TPM) é o conjunto de sintomas físicos e emocionais que surgem na última fase do ciclo menstrual. Os sintomas variam largamente de mulher para mulher. Vão desde a depressão, à ansiedade, passando pela tensão, nervosismo, irritabilidade, dificuldades de concentração, alterações do sono, alterações do apetite, dores de cabeça, cansaço, retenção de líquidos, cólicas e sensibilidade mamária. A sua causa resulta das alterações hormonais fisiológicas do ciclo menstrual que interferem no sistema nervoso central, provocando assim estes sintomas.

O que comer durante este período para aliviar os sintomas?

Embora a TPM atinja cerca de 80% das mulheres no período fértil, esta poderá ser amenizada com o auxílio da alimentação. Assim, se controlar a ingestão de alimentos excitantes tais como o chocolate, o café, os refrigerantes e o álcool, poderá sentir uma melhoria dos estados de ansiedade e irritabilidade.

No entanto, caso os seus sintomas passem também pelo desconforto abdominal, cólicas ou dores musculares, deverá aumentar, nesta fase em particular, o consumo de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, vegetais de folha verde escura), bem como de alimentos ricos em magnésio (leguminosas, nozes, banana e vegetais de folha verde escura). Estes dois minerais trabalham em parceria, favorecendo a descontracção muscular.

É importante beber cerca de litro e meio de água, tomar uma a duas chávenas de chá verde e consumir cerca de duas a três peças de fruta fresca por dia para assim prevenir o inchaço característico desta fase do ciclo menstrual.

Com estes pequenos cuidados e fazendo uma alimentação saudável e fraccionada (cinco a seis refeições por dia), as suas digestões serão mais fáceis, pelo que se sentirá mais leve e reduzirá o natural desconforto destes dias.”

Fonte: Expresso

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