A Liga Portuguesa contra o Cancro no Hospital Espírito Santo em Évora

20/10/2010 at 1:28 pm Deixe um comentário

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) foi fundada em 1941, por proposta do Prof. Doutor Francisco Gentil, por Portaria n.º 9772, de 4 de Abril, do Senhor Ministro da Educação Nacional, publicado no Diário do Governo, n.º 78, I Série, de 4 de Abril. Já em 1931 tinha sido fundada uma Comissão de Iniciativa Particular da Luta Contra o Cancro por Mécia Mouzinho de Albuquerque, Condessa de Murça, Beatriz Magalhães Colaço e Maria de Sant’Ana Bénard Guedes. Tendo em atenção a vasta acção a ser implementada a nível nacional, nomeadamente em estimular o estudo científico do cancro e difundir os meios técnicos de combater este terrível flagelo social e auxiliar os trabalhos de investigação nos laboratórios do Instituto Português de Oncologia, tornou-se necessário a regulamentação e criação dos Núcleos Regionais, previstos nos seus Estatutos, o que veio a ser concretizado em 1965.

O conjunto de actividades desenvolvidas ao longo dos anos pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em prol da população e do estímulo à Investigação Científica e formação dos profissionais de Saúde, fez com que esta Associação fosse declarada como Instituição de Utilidade Pública, por despacho de 85/04/17 do Senhor Primeiro-Ministro, publicado no Diário da República n.º 99, II Série, de 30 de Abril.

O Grupo de Apoio de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro encontra-se sediado no edifício do Patrocínio, fisicamente adjacente ao Serviço de Oncologia. Iniciou a sua actividade neste Hospital no dia 23 de Março de 1988.

Este Grupo conta com a colaboração de um corpo de voluntários, cerca de 35, que exerce a sua actividade de apoio directo ao doente e por vezes seus familiares, nas salas de consulta externa e de tratamentos de quimioterapia assim como nas enfermarias situadas nos pisos 4 e 6 do mesmo edifício. Simultaneamente, conta com dois funcionários a tempo inteiro, que asseguram o funcionamento burocrático administrativo do Grupo de Apoio. É objectivo último do grupo de voluntariado do Grupo de Apoio de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro ajudar a promover a qualidade da sobrevida do doente oncológico, que recebe assistência no Hospital do Espirito Santo de Évora. O seu trabalho é de complementarização e nunca de substituição da acção dos técnicos de saúde e auxiliares da acção médica.

A/o Voluntária/o do Grupo de Apoio de Évora, assegurando um acompanhamento pontual do doente internado, ou em serviço de ambulatório, permite ao técnico dedicar mas do seu tempo de qualidade a doentes mais graves. Sem nunca negligenciar a auto-estima, a/o voluntária/o deverá pautar a sua acção tendo sempre presente “o sentido dos outros”. Deverá dar um cunho “profissional” ao seu trabalho garantindo a assiduidade e cumprimento de horários. Deverá desempenhar a sua acção em conjugação com os restantes membros do grupo de voluntariado, seguindo uma linha orientadora estabelecida em conjunto com a comissão coordenadora e em resposta às necessidades e carências sentidas quer no Serviço de Consulta Externa, quer no Serviço de Especialidades Médicas (Internamentos). Nunca poderá o voluntário ter em mente vir a usufruir de quaisquer regalias ou benesses, mercê da sua posição dentro do Hospital do Espírito Santo.

Localização

Hospital do Patrocínio – Piso 1

Contactos

Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul – Grupo de Apoio de Évora
Hospital do Espírito Santo (Edifício do Patrocínio)
Av. Infante D. Henrique
7005 – 169 évora
Telf: 266 700 218
Fax: 266 700 218
Email: grupoapoioevora@ligacontracancro.pt

Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul
Rua Professor Lima Basto
1099-023Lisboa
Telef: 21 72 64 099
Fax: 21 726 33 63
nucleosul@ligacontracancro.pt

Informações ao utente

Atendimento a ostomizados (venda ou oferta de sacos de ostomia)
Todos os dias úteis, das 9h às 13h e das 14h às 17h30

Atendimento a mastectomizados – “Vencer e Viver” (Venda ou oferta de próteses mamárias, suportes de próteses mamárias, próteses capilares e mangas elásticas).

2ª feira – 10h-12h / 15h-17h

3ª feira – 15h-17h

4ª feira  – 10h – 12h

5ª feira – 15h – 17h

6ª feira – 10h-12h

Local de Atendimento: Edifício do Patrocínio, Piso 1

Liga Portuguesa Contra o Cancro Núcleo Regional do Sul – Grupo de Apoio de Évora

Quem somos

Assistente Administrativa: Célia Maria arranja Vidigal
Assistente Administrativo: José Manuel Lucas Moreira Carneiro
Comissão Coordenadora: 3 Voluntários

Funções:
1 – Articulação com a Direcção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro;
Articulação com outras entidades do distrito de Évora;
Articulação com a Administração do Hospital do Espírito Santo;
2 – Coordenação do Grupo Vencer e Viver;
3 – Coordenação do Serviço de Apoio aos internamentos;
Corpo de voluntariado Aprox. 35 elementos
Os candidatos a voluntários são avaliados e acompanhados durante aproximadamente dezoito meses antes que adquiram o estatuto de voluntário. Este estágio é feito de uma forma continuada sob orientação de voluntários experientes. Ao longo do ano têm lugar pelo menos duas acções de formação. Uma patrocinada e orientada pelo Núcleo Regional do Sul da LPCC e outra por técnicos de saúde do Hospital do Espírito Santo. A assistência e participação nestes momentos são obrigatórias.

O que fazemos

O Grupo de Apoio de Évora tem cinco áreas de intervenção:

Apoio ao doente oncológico internado ou em serviço ambulatório no Hospital do Espírito Santo

A sua missão consiste primordialmente no apoio psicológico, que se pode resumir à expressão “ouvir com qualidade”. Como forma de minimizar e suavizar o tempo na sala de espera do serviço de consulta externa e de tratamento de quimioterapia, são fornecidas pequenas refeições. As voluntárias também servem almoços a doentes que mercê do prolongamento de tratamentos e pelo facto de residirem fora de Évora são impedidos de ir almoçar às suas residências.
Inserido no corpo de voluntariado existe o grupo “Vencer e Viver” constituído unicamente por mulheres mastectomizadas que através do seu exemplo e testemunho apoiam outras mulheres a quem é dado viver esta prova. Prestam assistência e aconselhamento não só aos utentes de Consulta Externa como também às doentes internadas no Serviço de Cirurgia das Mulheres.
Há um terceiro grupo de voluntárias que serve pequenos almoços, almoços e jantares nos internamentos dos pisos 4,5 e 6 do Edifício do Patrocínio.

Fornecimento de próteses e comparticipação na aquisição de medicamentos

Assegurado economicamente pela LPCC são vendidas a preço de custo ou oferecidas mediante receita e comprovativo de rendimentos, confirmado pelo Serviço Social do HESE – diferentes tipos de próteses. Podemos especificar que dentro do material vendido ou oferecido se encontram: cabeleiras, mangas elásticas, turbantes, próteses mamárias (provisórias e definitivas), suportes de próteses mamárias, sacos e placas de colostomia e iliostomia e urostomia.
Igualmente, mediante receita e comprovativo de rendimentos confirmado pelo Serviço Social do HESE, a LPCC comparticipa na aquisição de medicamentos para doentes carenciados.

Actividades de lazer

Em colaboração activa com o Hospital do Espírito Santo de Évora , a LPCC patrocina parcialmente a sardinhada e a excursão anuais organizadas pelo Serviço de Oncologia. Em parceria com a Câmara Municipal de Évora, a LPCC patrocina aulas de ginástica aquática nas instalações das piscinas Municipais. Destinam-se a todos os doentes oncológicos, não diferenciados e tem como objectivo a já citada melhoria qualidade da sobrevida, permitindo a recuperação de movimentos perdidos, assim como eventualmente prevenir a perda de outros, assegurando paralelamente momentos de convívio e boa disposição.

Recolha de fundos

Sendo a LPCC um organismo sem qualquer apoio estatal e vivendo da generosidade da população, o Grupo de Apoio de Évora colabora activamente nas duas campanhas anuais de recolha de fundos. A primeira coincide com a Feira de São João. Procede-se à venda de rifas de quadros doados por pintores alentejanos. A segunda é o Peditório Nacional, que tem lugar nos fins de Outubro, princípios de Novembro.

Apoio logístico e administrativo às campanhas de rastreio do cancro da mama
Nas instalações do Grupo de Apoio de Évora é processado todo o apoio logístico, burocrático e administrativo às campanhas de rastreio do cancro da mama, pela terceira vez consecutiva no distrito de Évora e pela primeira vez no distrito de Beja.

Fonte: HES

Entry filed under: Évora, Cancro da Mama, Cancro do Colo do Útero, Saúde da mulher. Tags: .

Governo vai lançar campanha para desmistificar cesarianas Dia 25, na Praça de Giraldo Venha conhecer como prevenir o cancro da mama

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Outubro 2010
M T W T F S S
« Set   Nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: