Dentro de dez anos, o cancro do pulmão será o mais mortal para as mulheres

14/11/2010 at 4:25 pm Deixe um comentário

13.11.2010 – 09:03 Por Romana Borja-Santos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fala numa “atracção fatal” entre as mulheres e o tabaco. Os dados nacionais corroboram a tese: ainda que os indicadores nos homens continuem a ser bastante mais negros, o número de casos mortais de cancro do pulmão nas mulheres não pára de crescer. Nos últimos 20 anos, o número de fumadoras quase duplicou e, a manter-se esta tendência, em 2020 o cancro do pulmão poderá mesmo ser o mais mortal para as mulheres – ultrapassando as mortes por cancro da mama. Estima-se que Portugal tenha mais de 1,5 milhões de fumadores, dos quais perto de 300 mil serão mulheres.

Numa altura em que muitos estudos comprovam o “rastilho” directo que existe entre o tabaco e as várias patologias respiratórias, o relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, recentemente apresentado no congresso da Fundação Por- tuguesa do Pulmão, vem alertar que todos os anos são diagnosticados 3500 novos casos de cancro do pulmão e que em metade dos casos a doença já é detectada em fase avançada, afectando outros órgãos.
Em 2008, o primeiro ano em que se registou uma ligeira redução para os homens, morreram 3681 portugueses com esta patologia oncológica – um aumento de quase 19 por cento face a 1999. Perto de 750 óbitos foram de mulheres, contra 1800 mortes por cancro da mama.

Internamentos disparam

“No caso dos homens, temos conse- guido reduzir a percentagem de fumadores, mas nas mulheres não pára de aumentar. Como os efeitos do tabaco muitas vezes só se revelam 20 ou 30 anos depois, e como em Portugal se começou a fumar mais tarde, estamos agora a sofrer as consequências. E, se mantivermos estes comportamentos, admito que dentro de dez anos as mortes por cancro do pulmão ultrapassem as da mama [nas mulheres]”, diz ao PÚBLICO o especialista Artur Teles de Araújo, relator do documento.

“Em 2008, foram internados 6870 doentes com cancro do pulmão, o que significa um aumento de 22 por cento em relação a 2002”, lê-se no relatório, que acrescenta: “A mortalidade por cancro do pulmão em Portugal é quatro vezes maior no homem do que na mulher. Todavia, a diferença tem vindo a estreitar-se face ao aumento do consumo de tabaco pelas mulheres”.

Também Luís Rebelo, da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo, salienta que “o cancro, muitas vezes, é diagnosticado anos depois de ter começado a doença”, pelo que acredita que, no caso das mulheres, os números fiquem cada vez mais negros – apesar de insistir que com boas campanhas é possível inverter essa realidade até 2020.

Por seu lado, investigadores do Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto fizeram no ano passado um estudo que permitiu concluir que a mortalidade por cancro do pulmão estabilizou nos homens, mas está a crescer nas mulheres a um ritmo de 1,6 por cento ao ano. O cancro do pulmão é já um dos três mais prevalecentes na União Europeia, sendo responsável, devido ao seu mau prognóstico, por um quinto das mortes oncológicas.

A OMS está tão preocupada com esta nova realidade que vai dirigir as próximas campanhas para esta camada da população. A organização admitiu que “a magnitude do impacto do mar-keting desta indústria é indisputável” e comprometeu-se a combater a imagem de “glamour e sofisticação, estilo e luxo, sucesso, saúde e frescura” que muitos anúncios passam.

Notícia completa em Público

 

Entry filed under: Saúde da mulher. Tags: .

Cheques dentistas para 2011 Saúde – Faltam óvulos para tratamentos de procriação assistida – RTP Noticias, Vídeo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Novembro 2010
M T W T F S S
« Out   Dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: