Cheques-dentista já foram usados por 700 mil pessoas

13/12/2010 at 11:30 am Deixe um comentário

Em dois anos e meio

13.12.2010 – 08:59 Por Alexandra Campos

Em dois anos e meio, foram distribuídos por cerca de 700 mil idosos, grávidas e crianças mais de um milhão de cheques-dentista, que permitiram a realização de 2,4 milhões de tratamentos em consultórios de médicos dentistas e estomatologistas privados de todo o país.
Nas grávidas seguidas no SNS, a taxa de cobertura ascendeu já a 43 por cento do total previsto (Foto: Nélson Garrido)

Ainda que positivo, o balanço do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, que hoje será feito numa escola da Amadora, permite perceber que uma parte substancial do orçamento previsto acabou por não ser utilizada, por falta de adesão dos potenciais beneficiários.

Os idosos com direito a Complemento Solidário foram o grupo que menos interesse demonstrou por este programa sugestivamente intitulado Portugal a Sorrir. Apenas nove por cento (16.735) dos cerca de 190 mil potenciais beneficiários acederam aos vales de 40 euros, enquanto nas grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde a taxa de cobertura ascendeu já a 43 por cento do total previsto (mais de 92 mil mulheres usufruíram da possibilidade de fazerem tratamentos nos estomatologistas e médicos dentistas que assinaram protocolo com o Ministério da Saúde).

No grupo das crianças e jovens (com 7, 10 e 13 anos e que frequentam escolas públicas e instituições de solidariedade social), porém, a adesão foi significativa, com mais de 627 mil dos 900 mil beneficiários previstos a receberem os cheques. O segredo deste sucesso talvez tenha a ver com o facto de os vales serem neste caso distribuídos nas escolas e não nos centros de saúde. E a partir deste ano lectivo passaram a ser disponibilizadas também bolsas de saúde oral, com escovas e pastas de dentes incluídas.

“As taxas de utilização aumentaram muito” no grupo das crianças e dos jovens, destaca o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, que acredita que, “dentro de meia dúzia de anos”, o panorama da saúde oral em Portugal “será completamente diferente”.

Este é um programa para “um horizonte temporal a 10 anos”, sublinha o governante, que explica que se decidiu começar pelos “grupos mais vulneráveis” (recentemente, foi alargado aos doentes VIH/Sida), uma vez que não seria possível abarcar toda a população por razões orçamentais. Ainda assim, destaca o crescimento das verbas usadas ao longo dos anos – que passaram de 1,7 milhões de euros, em 2008, para 10 milhões, em 2009, e 14 milhões, até ao final de Outubro deste ano. Para 2011, estão orçamentados 31 milhões de euros.

O lançamento do programa foi “um enorme passo para a saúde oral”, considera o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro Silva, que nota que mais de metade dos profissionais aderiram. Quanto à falta de adesão dos idosos mais carenciados, o bastonário defende que este problema seria ultrapassado se houvesse um envolvimento da Segurança Social neste processo. “Eles não vão aos centros de saúde buscar os cheques. Não o fazem por desconhecimento, dificuldades burocráticas e devido à exclusão social profunda”.

Fonte: Público

Entry filed under: Gravidez. Tags: , .

Brasil – XIV SEMINÁRIO NACIONAL/V SEMINÁRIO NACIONAL ‘MULHER E LITERATURA’ Gays e lésbicas em campanha contra bullying homofóbico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Dezembro 2010
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: