Montemor-o-Novo: Apresentação de Kit para Igualdade de Géneros

14/12/2010 at 11:00 am Deixe um comentário

A ANIMAR — Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, e que reúne 80 entidades colectivas e 100 individuais, a nível nacional, lançou o repto e a Associação montemorense, Terras Dentro acatou-o. Sob o mote “Igualdade é Desenvolvimento”, a Terras Dentro uniu-se à Escola Secundária, e contando com o apoio de várias entidades, com a Câmara Municipal de Montemor, e de vários programa como o POPH (Programa Operacional Potencial Humano), entre outros, desenvolveu um projecto intitulado “Kit para a Igualdade de Géneros”.

Fonte: Notícias de Montemor

KIT PARA A IGUALDADE DE GÉNERO, AZUL NO ROSA
Quarta, 12 Janeiro 2011 00:00
 

 

A TERRAS DENTRO – Associação Para o Desenvolvimento Integrado, com sede em Alcáçovas, abordando a questão da Igualdade e Violência de Género desenvolveu de Dezembro de 2008 a Dezembro de 2010 o Projecto MIGA – Mais Igualdade de Género no Alentejo financiado pelo POPH, Eixo 7 – Igualdade de Género, tipologia 7.3 – Apoio Técnico e Financeiro às Organizações Não Governamentais, cujo organis­mo intermédio é a CIG -Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Integrado nas acções do projecto MIGA, foi concebido um KIT para a prevenção e combate à violência de género e abordagem das questões da Igualdade de Género, para ser distribuído a entidades que trabalhem esta temática (Escolas, Entidades Formadoras, Centros Novas Oportunidades, Associações de Desenvolvimento Local e outras) dirigido a jovens e adultas/os em contexto de educação e formação.

A Terras Dentro, para a concepção do Kit, estabeleceu uma parceria com a Escola Secundária de Montemor-o-Novo e, dinamizou várias sessões de exploração de conteúdos associados à problemática da igualdade e violência de Género com o envolvimento directo das/os alunas/os do 12.ºC 2009/10 da Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Este trabalho foi feito com a colaboração da escola através da Oficina dos Afectos, e da assessoria da Iniciativa Positiva, que proporcionou assessoria técnica nas questões relacionadas com os conteúdos da Igualdade de Género.

O Kit apresentado sexta-feira, 10 de Dez 2010, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, conta com um Guião de Utilização, uma BD intitulada “Quem Lava a Loiça” e ainda um DVD com sete spots que abordam várias temáticas do dia-a-dia em que as diferenças entre géneros estão presentes e são uma constante (todos eles protagonizados pelos as/os alunas/os da turma do 12.ºC 09/10).

Esta apresentação contou com a presença de representantes da parceria formal (Escola Secundária de Montemor-o-Novo, a Terras Dentro e a Câmara Municipal), com alguns dos alunos da turma do 12.º C 09/10, e ainda com a participação de mais de 15 entidades, a quem foi oferecido o KIT para a Igualdade de Género, sob o compromisso de o utilizarem nas suas práticas institucionais.

Curiosidade é o facto de este projecto se poder vir a internacionalizar, sendo que o Guião do Kit já está traduzido em quatro línguas: Alemão, Espanhol, Francês e Inglês. Existe ainda a hipótese de, a breve trecho poder todo o KIT estar traduzido para estas línguas, em parceria com alunos de escolas dos respectivos países.

A Terras Dentro disponibiliza o Kit a todos os eventuais interessados e não pode deixar de agradecer, o envolvimento empenhado de todos os que contribuíram para a sua concepção: aos alunos, auxiliares e professores participantes, em especial à professora Maria Reina, ao David Marques da Iniciativa Positiva e à sua coordenadora Carla Malaca, responsável pela dinamização e acompanhamento de todo o processo.

 Fonte: Diário do Sul

 

Entry filed under: Igualdade de Género, Montemor - o- Novo. Tags: , , , .

Imigrante da África Sub-Saariana deu à luz durante a travessia do Estreito de Gilbraltar O Movimento Democrático de Mulheres deseja um Feliz Natal a todas as mulheres no Mundo! Juntas lutaremos por um ano 2011 mais justo, mais democrático e mais participativo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Dezembro 2010
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: