Doentes vão poder escolher marca dos medicamentos

03/01/2011 at 12:50 pm Deixe um comentário

Diário de Notícias

2/01/2011

 O ano que agora começa vai ser marcado por encerramento de hospitais psiquiátricos e mudanças tecnológicas nas receitas médicas. Mas, 2011 também vai ser o ano de Census, através dos quais vai ser possível conhecer vários aspectos da vida da população nacional.

Este raio X à sociedade portuguesa arranca já Março, com a distribuição dos inquéritos. A mais importante recolha estatística realizada aos residentes em Portugal é levada a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística, a cada dez anos.

Na área da Saúde, as receitas vão passar a ser electrónicas e os doentes poderão escolher a marca do medicamente de acordo com a substância activa indicada pelo médico. Até ao final do ano só três hospitais psiquiátricos devem manter-se em funcionamento.

A partir de Setembro, as escolas devem adoptar o novo Acordo Ortográfico.

Janeiro

1 No primeiro dia do ano entrou em vigor o projecto de plano nacional para a infecção VIH/sida.

30 Até ao final do primeiro mês do ano, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) quer conhecer as doenças transmissíveis existentes em Portugal e vai aplicar um sistema de vigilância epidemiológica da população.

Fevereiro

28 Até ao final do mês de Fevereiro todas as crianças portuguesas têm de ter Cartão de Cidadão, com número de identificação fiscal.

Março

1O terceiro mês do ano marca o arranque das receitas electrónicas. A partir daqui, os medicamentos passam a ser prescritos só por receitas electrónicas. Acabam as receitas escritas com ‘letra de médico’ e, por vezes, difíceis de decifrar, no Serviço Nacional de Saúde. A partir deste mês os doentes passam também a escolher a marca dos medicamentos. Apenas a substância activa tem de ser respeitada.

7O maior inquérito feito à vida dos residentes em Portugal arranca no dia 7 de Março com a distribuição dos inquéritos. O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que o recenseado de cada indivíduo vai custar 4,5 euros.

Junho

30 A Lei do Tabaco deverá ser alterada este ano. A avaliação do impacto da nova legislação tem de estar concluída até ao final do primeiro semestre. Mas poderá estar pronta muito antes, dando pistas para alterações

Setembro

16 As aulas devem começar até ao final da segunda semana de Setembro e este ano podem mudar já as regras de escrita. A ministra da Educação, Isabel Alçada admitiu, em 2010, que o Novo Acordo Ortográfico deve chegar às escolas no ano lectivo 2011/2012, que agora começa.

Dezembro

30 Até ao final do ano, está previsto o encerramento do Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, e do Hospital Psiquiátrico do Lorvão, em Coimbra. No final desta reforma só restarão três hospitais psiquiátricos com internamento para os inimputáveis: o Centro Hospital Psiquiátrico de Lisboa (antigo Júlio de Matos), o Sobral Cid, em Coimbra, e o Magalhães Lemos, no Porto.

30 O Governo avançou que durante o ano de 2011 será lançado um programa “Polis Rios”, para a requalificação dos cursos de água do País.

30 A equipa portuguesa do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas participam na experiência que chega à Estação Espacial Internacional. Os portugueses participaram na concepção e construção do detector de Cherenkov. O objectivo é que este instrumento ajude a compreender as origens do universo.

Fonte: Diário de Notícias

Entry filed under: Noticias Nacionais, Serviços de saúde. Tags: .

A anorexia passou de moda mas ainda faz vítimas como Isabelle Saúde – Mortalidade infantil subiu – RTP Noticias, Vídeo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Janeiro 2011
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: