Cancro do pulmão mata mais homens e o do intestino mais mulheres

03/02/2011 at 8:10 pm Deixe um comentário

02-02-1011

O cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro nos homens portugueses, enquanto nas mulheres é o tumor do intestino. Em termos de aparecimento de novos casos, lideram os tumores da próstata e da mama.

Houve uma “inversão” entre a incidência (novos casos por ano) e a mortalidade. Nas mulheres o cancro da mama é o mais frequente, mas o que mais mata é o do intestino, disse à agência Lusa o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) a propósito do “Dia Mundial Contra o Cancro”, que se assinala na sexta-feira.

O mesmo se passa relativamente aos homens: o cancro do pulmão é o que mais mata, seguindo-se o do intestino e da próstata, mas em termos de incidência o da próstata ocupa a primeira posição, surgindo depois o do intestino, do pulmão e do estômago.

Até há alguns anos o cancro da mama era o que mais matava, mas agora caiu para o segundo lugar, “provavelmente na sequência de programas de rastreio e de uma detecção mais precoce”, justificou Carlos Oliveira.

Também o cancro do colo do útero, apesar de ainda ter incidência, “mata pouco” em Portugal, cerca de 300 mulheres por ano.

Prevenção e rastreio

Há alguns tumores impossíveis de prevenir, como os linfomas ou as leucemias, mas há outros, como o cancro do pulmão, que é possível evitar através da prevenção primária (como por exemplo deixar de fumar).

Depois existe a prevenção secundária assente nos rastreios: mamografia (cancro da mama), citologia (útero) e pesquisa de sangue oculto nas fezes, complementado ou não com uma colonoscopia, para o cancro cólon-retal.

Em termos de rastreio do cancro da mama, há uma cobertura quase total do país. Apenas o concelho de Lisboa e alguns concelhos do distrito de Setúbal não estão cobertos.

Quanto à cobertura do cancro do colo do útero, é total na zona Centro e no Alentejo. O Algarve tem tido algumas falhas, enquanto na região de Lisboa e Vale do Tejo, Setúbal e no Norte há programas a iniciarem-se, adiantou Carlos Oliveira.

Mortalidade aumentou 20% em 2010

Agora a “grande prioridade” é o rastreio ao cancro do intestino, que se estima ter causado, em 2010, 3.800 mortes e o aparecimento de 7.200 novos casos.

“Embora o Ministério da Saúde tenha já anunciado a necessidade de rastreio do cancro do colo-retal, ainda não está implementado, a não ser em alguns centros de saúde na zona Centro”, salientou.

O problema da prevenção é que é “muito complicada e obriga a estruturas organizativas extremamente dispendiosas”, salientou.

Em 2010, o cancro matou cerca de 30 mil pessoas em Portugal, um aumento de 20% relativamente a 2009, e deverá “dentro de cinco a seis anos” tornar-se na principal causa de morte no país, ultrapassando as doenças cardiovasculares.

Fonte : Jornal de Notícias

Entry filed under: Cancro da Mama, Cancro do Colo do Útero. Tags: , .

Norma – Saúde Reprodutiva / Infertilidade para os Cuidados Hospitalares 4 de Fevereiro de 2011 – Dia Mundial Contra o Cancro

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Fevereiro 2011
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros subscritores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade