Ajustamento Psicológico à doença em mulheres Mastectomizadas e mulheres Histerectomizadas

28/04/2011 at 11:29 am Deixe um comentário

O Projecto Saúde da Mulher recebeu este pedido de colaboração num estudo de investigação na área da Psico-Oncologia realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e em parceria com a Hohp- Linha de Investigação em Psicologia da Saúde e Psicologia da Saúde Ocupacional do Instituto Superior da Maia. Este estudo de investigação intitula-se de “Ajustamento Psicológico à doença em Mulheres Mastectomizadas e Mulheres Histerectomizadas” e tem como objectivo principal caracterizar as consequências que o tratamento do cancro da mama e do cancro do útero podem ter ao nível do ajustamento psicológico das pacientes. O estudo das diferentes variáveis é feito após o procedimento cirúrgico de remoção da mama ou de remoção do útero. Para a realização deste estudo é necessária a participação de mulheres que tenham passado por esta experiência.
 
No blog http://patriciaarlete.blogspot.com/ está o questionário usado no estudo.  
 
“Este estudo de investigação realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e em parceria com a HOHP, Linha de Investigação em Psicologia da Saúde e Psicologia da Saúde Ocupacional do Instituto Superior da Maia tem um significado que ultrapassa a sua obrigatoriedade para puder terminar este objectivo a que me propus. Quando chegou o momento de delinear o estudo tinha a certeza que queria fazer um estudo nesta área da Psicologia e preferencialmente com mulheres que foram vítimas de cancro da mama e mulheres vítimas de cancro do útero. Estes dois cancros, infelizmente, tão frequentes na nossa sociedade e característicos essencialmente do sexo feminino, bem como o seu tratamento, acarretam consigo inúmeras consequências não só a nível físico mas também a nível psicológico e é exactamente nessas sequelas emocionais que este estudo se centra sendo então o objectivo principal desta investigação o de caracterizar as consequências que o tratamento do cancro da mama e do cancro do útero podem ter ao nível do ajustamento psicológico das pacientes. Em qualquer dos casos, o objectivo centra-se no estudo das diferentes variáveis após o procedimento cirúrgico de remoção da mama e de remoção do útero.
Nas várias interrogações que fui fazendo acerca das vivências das mulheres sujeitas a cirurgia de remoção da mama ou do útero, questionei-me sempre acerca da dimensão do sofrimento implícito à perda de orgãos carregados  de enorme simbolismo e associados ao papel de mãe e mulher. Sendo óbvio que cada caso é único e em função das diversas circunstâncias e fases da vidas estas experiências têm impactos diferentes pretende-se então tentar compreender a repercussão e a gravidade das consequências que estas cirurgias podem ter a nível psicológico. É exactamente a esta e outro tipo de questões relacionadas com este contexto que pretendo responder com o meu estudo. Para isso preciso da colaboração de todas as mulheres  que tenham passado por essa experiência nas suas vidas , tendo o estudo de investigação como critérios de participação ter idade superior a 18 anos e ter realizado uma mastectomia, cirurgia de remoção da mama ou uma histerectomia, cirurgia de remoção do útero, não existindo limites na variável tempo após a cirurgia.
É importante realçar que o estudo é confidencial, não existindo dados que identifiquem as participantes. O questionário é de fácil preenchimento e só tem que disponibilizar cerca de 30 minutos do seu tempo para ajudar nesta investigação.
Por fim resta-me agradecer a todas as mulheres que aceitem participar neste estudo e que repassem aos seus contactos e a eventuais pessoas que possam conhecer que tenham passado também por essa experiência. Desta forma estarão a contribuir não só para a realização do meu objectivo, mas acima de tudo para a evolução da ciência, para a procura de respostas a inúmeras questões relacionadas com esta enfermidade tão presente no nosso quotidiano.
Alguma dúvida ou questão não hesite em contactar:
patriciaarlete.rodrigues@gmail.com
Obrigado pela sua colaboração!”

Entry filed under: Útero, Cancro da Mama, Cancro do Colo do Útero. Tags: .

28 de Abril de 2011 – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho MÃES TRABALHADORAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Abril 2011
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: