14 de Junho de 2011 – Dia Mundial do Dador de Sangue

14/06/2011 at 9:21 am Deixe um comentário

Milhões de pessoas devem as suas vidas a pessoas que nunca encontraram – pessoas que doaram o seu sangue voluntariamente e sem qualquer recompensa. Entretanto, a maioria esmagadora da população mundial não tem acesso a sangue seguro. Mais de 80 milhões de unidades de sangue são doadas todos os anos, mas somente 38% são recolhidas em países em desenvolvimento, onde 82% da população global vive.

Além disso, muitos países permanecem dependentes de doações feitas pelas famílias ou amigos dos pacientes que precisam de sangue e, em alguns países,os  dadores de sangue ainda recebem pagamento. Há provas por todo o mundo que demonstram que dadores voluntários não – remunerados são os alicerces da oferta de sangue seguro porque eles são menos propensos a transmitir doenças com potencial risco de vida, como HIV e hepatite, aos receptores do seu sangue. O Dia Mundial do Doador de Sangue é dedicado a esses heróis anónimos.
O evento de 14 de Junho não pretende substituir eventos como o Dia Nacional do Doador de Sangue, mas oferecer a oportunidade para uma comemoração global, unida num dia que tem um significado próprio: o aniversário de Karl Landsteiner, o vencedor do prémio Nobel que descobriu o sistema de grupos de sangue ABO.
Embora se espere que o Dia Mundial do Doador de Sangue crie uma ampla consciência da importância da doação voluntária de sangue e encoraje mais pessoas a tornar-se doadores regulares de sangue, o objectivo não é atrair um grande fluxo de novos doadores a 14 de Junho. Ao contrário, ele é planejado para comemorar e agradecer todos os indivíduos que voluntariamente doam seu sangue sem qualquer recompensa, excepto saber que eles estão ajudando a salvar vidas, particularmente àqueles que doam sangue regularmente, duas, três ou mais vezes a cada ano. É nossa esperança que a nova geração de doadores de sangue sigam o seu exemplo, fornecendo sangue o mais seguro possível para usar onde e quando for preciso para salvar vidas. A juventude é o foco deste dia.
O dia será também uma oportunidade de destacar o facto que doadores de sangue não-remunerados são a base do suprimento seguro de sangue porque eles estão associados a baixos níveis de infecções que podem ser transmitidas pela transfusão, incluindo os vírus do HIV e hepatite. Proteção contra infecções transmissíveis pela transfusão é essencial, mas doações seguras vêm de doadores seguros.

O dia 14 de Junho foi seleccionado como Dia Mundial do Doador de Sangue por três das mais importantes organizações trabalhando pela doação voluntária e não remunerada de sangue: a Federação Internacional da Cruz e do Crescente Vermelhos, a Federação Internacional das Organizações de Doadores de Sangue, e a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea. Se juntou a estas, como co-patrocinador do evento, a Organização Mundial de Saúde. Entre elas estão representadas 192 Estados Membro, 181 Sociedades da Cruz e do Crescente Vermelhos, 60 associações nacionais de doadores de sangue e especialistas em transfusão sanguínea de todo o mundo.
Fonte: Dia Mundial do Dador de Sangue
(http://wbdd.org/index.php?id=112)

Entry filed under: Eventos. Tags: .

Saúde – ONU aprova resolução para reduzir transmissão da SIDA – RTP Noticias, Vídeo Relatório Primavera 2011 do Observatório dos Sistemas de Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Junho 2011
M T W T F S S
« Maio   Jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: