23% das mulheres não previnem cancro do colo do útero

09/01/2012 at 11:28 am Deixe um comentário

Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e Direcção-Geral da Saúde

07.01.2012 – 12:59

O objectivo do estudo foi saber se as mulheres têm práticas preventivas de saúde adequadas (Foto: Paulo Pimenta)

Para prevenir o aparecimento do cancro do colo do útero, todas as mulheres a partir dos 25 anos devem fazer, a cada dois a três anos, uma citologia cervical, também conhecida como teste de Papanicolau.

Mas de acordo com um relatório agora conhecido, mais de um quinto afirma não o ter feito no período previsto, refere o estudo “Uma observação sobre a utilização de cuidados preventivos pela mulher”, do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e da Direcção-Geral da Saúde.

O objectivo do estudo, que inquiriu telefonicamente uma amostra de 826 mulheres em Maio e Junho do ano passado, foi saber se elas têm práticas preventivas de saúde adequadas. Na área oncológica, o relatório refere que 77% das mulheres dos 25 aos 69 anos dizem ter feito o teste de Papanicolau com a regularidade preconizada, ou seja, nos últimos três ou menos anos, o que deixa mais de um quinto (23%) desprotegidas. Mas há diferenças regionais: no Norte, a percentagem de mulheres que cumpre “a prática preventiva adequada” é a mais alta do país (85,8); no Algarve, é a mais baixa (72,7%).

Quanto à mamografia, que o Plano Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas recomenda que seja feita a cada dois anos a partir dos 50 aos 69 anos, o número é superior ao do Papanicolau: 88% fizeram o exame há menos de dois anos, o que aponta para uma melhoria face aos números recolhidos em 2005, em que apenas 80,1% tinham realizado o exame com a regularidade prevista.

Na prevenção do cancro colo-rectal, a pesquisa de sangue oculto nas fezes é preconizada a cada dois anos para homens e mulheres dos 50 aos 74 anos, constatando-se que apenas 21,1% das inquiridas o realizaram.

Em alguns indicadores é notório haver mais cuidados por parte de quem tem maiores níveis de escolaridade. É o caso das mulheres dos 18 aos 64 anos que fizeram pelo menos um teste VIH/sida: estima-se que 61,1% das mulheres com ensino superior o tenham feito, face a uma média total de 49,3%, mas o relatório nota que aquele número pode estar empolado pelo facto de haver mulheres mais novas a fazê-lo, que são também as mais instruídas. Realizaram-no por iniciativa própria 30,5% e as restantes por indicação médica. É na região de Lisboa e Vale do Tejo (58,6%) e no Algarve (43,2%) que há mais mulheres que reportam terem feito o teste do VIH/sida.

Quando chega a menopausa, um dos riscos é a osteoporose (doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea). Para detectá-la, preconiza-se a realização de uma densitometria óssea a partir dos 65 anos. Dizem ter cumprido esta recomendação 64% das inquiridas.

Quanto a práticas de vacinação, estima-se que 86% da população feminina do continente, de 18 e mais anos, tenha a vacina contra o tétano em dia, isto é, fez um reforço vacinal há dez ou menos anos. O estudo dá conta de que 85% das mulheres têm médico assistente, não se especificando se se trata de um médico de família ou de clínico a exercer no sector privado.

Fonte: Público

Entry filed under: Cancro do Colo do Útero. Tags: .

Conferência Internacional “Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios” Debate e reflexão – SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE -14.01.2012, Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, Évora

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


NOVO! Projeto Criar Mundos de Igualdade Agir e Convergir para Mudar

Fotos do Projecto Saúde da Mulher - Construir a Igualdade

Mais fotos

Objectivos do Projecto

Informar e sensibilizar a opinião pública, junto de organizações de mulheres, orgãos de comunicação social e demais entidades da sociedade civil, sobre aspectos da saúde da mulher.

Divulgação de informações sobre aspectos de saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

Promover os direitos da mulher grávida (maternidade e paternidade).

Combater a violência sexual baseada em questões de género.

Promoção de cuidados perinatais.

Promoção da educação sexual.

MDM Évora

Exposições do Movimento Democrático de Mulheres disponíveis para empréstimo

https://mdmevora.files.wordpress.com/2012/11/exposic3a7c3b5es-do-movimento-democrc3a1tico-de-mulheres-disponc3adveis-para-emprc3a9stimos.pdf

Mapa de Évora – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Arraiolos – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Mapa de Montemor-o-Novo – Apoio a vítimas de Violência Doméstica e locais onde apresentar queixa

Número Verde

Linha SOS IMIGRANTE

DVD – “De mãos dadas com o medo”

 Filme que aborda questões relacionadas com a violência no namoro e que foi realizado no âmbito do projecto “Participar, Partilhar a Igualdade”, que  foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro

Linha Cancro

Sexualidade em Linha

Rastreio do cancro do colo do útero no Alentejo

Linha Sida

São objectivos gerais da Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA:

Saúde 24

A Linha Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Financiamento

Saúde da Mulher – Mês a Mês

Janeiro 2012
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 8 outros seguidores

Facebook do Projecto Saúde da Mulher -Construir a Igualdade


%d bloggers like this: