Actividades 2010 – 2012

Data:14 de Junho de 2010
Local: Praça do Giraldo, Évora
Acção: Apresentação do Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade

Apresentação Pública do projecto com Jesuína Pedreira, Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Mónica Leitão, coordenadora do Projecto, Vitalina Sofio, Presidente da Junta de Freguesia de Nª Srª do Bispo de Montemor-o-Novo e Regina Marques, Membro do MDM. Ocorreu dia 14/06/2010, na Praça do Giraldo em Évora a apresentação pública do projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade. Foram descritos os objectivos do projecto, a sua fundamentação, bem como as principais actividades a desenvolver e públicos-alvo, por parte da coordenadora Mónica Leitão e seguiram-se as intervenções de Vitalina Sofio, Presidente da Junta da Freguesia de Nossa Senhora do Bispo de Montemor-o-Novo e entidade parceira do projecto e de Regina Marques da Direcção Nacional do MDM.
Em todas as intervenções se reforçou a necessidade de informar a população dos seus direitos sexuais e reprodutivos, tendo ocorrido uma distribuição da Carta dos Direitos Sexuais e Reprodutivos junto da população que nesse dia passou pela praça (cerca de 100 folhetos). Alguns dos parceiros do projecto estiveram representados tais como: Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Universidade de Évora, Associação para a Igualdade e manifestaram o apoio e a vontade de continuar a colaborar para promover o desenvolvimento e a igualdade nesta área da saúde concretamente, nos concelhos de Montemor-o-Novo, Arraiolos e Évora (realizámos cerca de 30 reuniões de parceria com entidades dos três concelhos.). A sessão foi divulgada na Rádio RNA de Montemor-o-Novo.

Data: Abril de 2010
Local: Évora
Acção: Lançamento do Blog do Projecto-Saúde da Mulher – Construir a Igualdade
https://mdmevora.wordpress.com

No nosso Blog pode acompanhar as actividades desenvolvidas e planeadas pelo Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade, nos concelhos de Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo e consultar diariamente um conjunto de iniciativas e notícias locais, nacionais e internacionais, relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva das mulheres.
O que pode encontrar no Blog:
 Galeria de fotos do Projecto em: http://www.flickr.com/photos/mdmevora/
 Informações sobre: Alimentação e Saúde, Arraiolos, Cancro da mama, Cancro do colo do útero, Direitos da Maternidade/Paternidade, Doenças sexualmente transmissíveis, Educação Sexual, Eventos, Fertilidade, Formação, Gravidez, Igualde de género, IVG, Aborto, Maternidade/Parto, Montemor-o-Novo, Movimento Democrático de Mulheres, Métodos contraceptivos, Notícias nacionais/internacionais/locais, Ovários, Projecto saúde da mulher, Reprodução assistida, Saúde da mulher, Serviços de saúde, Violência doméstica, Évora…..
 Mapas de apoio a Vítimas de violência nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos em: http://maps.google.pt/maps/user?uid=204532287116664047925&hl=pt-PT&gl=pt&ptab=2
 Contactos de entidades relacionadas com a Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres/Direitos das Mulheres
 Linhas de apoio em situação de emergência e apoio ao cidadão
 Ligação para o Facebook do Projecto: https://www.facebook.com/projecto.saudedamulher.3

Data: 9 a 12 de Julho de 2010
Local: Feira de São Boaventura, Arraiolos
Acção: O Movimento Democrático de Mulheres participou na feira de São Boaventura, representado pelo seu núcleo e pelo projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade. (Acção de sensibilização + Tenda Vermelha).

O Núcleo de Évora do MDM esteve presente na Feira de S. Boaventura em Arraiolos, entre os dias 9 e 12 de Julho de 2010, onde divulgou o Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade.
Durante este evento recolheram-se informações sobre o interesse e necessidades da população local sobre temas relacionados com a Saúde da Mulher, através da aplicação de inquéritos.
No âmbito da actividade do projecto “Tenda Vermelha”, exibiu-se o filme ”De Mãos Dadas Com o Medo” junto de um grupo de jovens da Associação de Teatro Dupla Personalidade também presente no certame. Este filme aborda questões relacionadas com a violência no namoro e foi realizado no âmbito do projecto “ Participar, Partilhar a Igualdade”, que foi premiado, em 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade, como o melhor trabalho nesta área realizado no Distrito de Aveiro. Após a visualização do filme trocaram-se ideias sobre questões relacionadas com a violência no namoro, inclusive a importância do respeito pelos direitos da mulher em relacionamentos conflituosos.

Data: Julho de 2010

Acção: Início do facebook do Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade
Contactos importantes
https://www.facebook.com/profile.php?id=100001379239490

Importante meio de divulgação de actividades realizadas e propostas e tomadas de posição sobre variados temas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

Data: Entre 1 e 6 de Setembro de 2010
Local: Feira da Luz de Montemor-o-Novo
Acção: O Movimento Democrático de Mulheres participou na feira representado pelo seu núcleo e pelo projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade.(Acção de sensibilização)
Durante este período o MDM aproveitou para divulgar o projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade que será desenvolvido nos Concelhos de Montemor-o-Novo, Évora e Arraiolos até 2012. Tivemos um stand onde exibimos a e exposição da Saúde(MDM).
Aproveitou-se a ocasião para auscultar as montemorenses sobre os temas da saúde da mulher sobre os quais gostariam de receber mais informação ou obter conhecimento no sentido de direccionarmos as nossas actividades para as necessidades do público-alvo (39 inquéritos). Por proposta da Associação Mundial da Saúde Sexual, comemorou-se no dia 4 de Setembro o Dia Mundial da Saúde Sexual. Também o MDM assinalou a ocasião através da divulgação e distribuição de Preservativos Femininos junto das Montemorenses na Feira da Luz, incentivando o seu uso (acção de sensibilização).
Concluímos após os contactos efectuados, que apesar da facilidade de acesso à informação pelos meios tecnológicos, continuam a existir temas da saúde sexual e reprodutiva desconhecidos e geradores de desconforto na sua abordagem, pelo que, a nossa procura constante será a de adequar os meios de divulgação às características de cada população de modo a tornar eficaz e eficiente a informação.

Data: 18 de Outubro de 2010
Local: Évora
Acção: Dia Mundial da Menopausa (Acção de Sensibilização)

O dia 18 de Outubro foi declarado o Dia Mundial da Menopausa. Para se abordar este tema e divulgar alguns aspectos da alimentação que podem minorar efeitos da menopausa sobre as mulheres foram distribuídos cartazes e folhetos em restaurantes e cafés da cidade de Évora no dia desta efeméride.

Data: 19 de Outubro 2010
Local: Montemor-o-Novo. Pavilhão Gimnodesportivo
Acção: Continuação da celebração do Dia Mundial da Menopausa. (Acção de sensibilização)
Distribuição de documento sobre Alimentação e Menopausa ao grupo de ginástica do Movimento Democrático de Mulheres de Montemor.

Data: 27 de Outubro de 2010
Local: Aldeia de São Geraldo, Centro Cultural e Recreativo popular 1 º de Maio, Concelho de Montemor-o-Novo
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama
Participantes: 18 pessoas
Contactos
Centro Cultural e Recreativo popular 1 º de Maio
Rua do Centro Cultural, N.º 1, 7050-094 Montemor-o-Novo, São Geraldo,
E-mail: crp1maio@gmail.com
Telefone: 266 847 249
Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul – Grupo de Apoio de Évora
Hospital do Espírito Santo (Edifício do Patrocínio)
Av. Infante D. Henrique
7005 – 169 Évora
Telefone: 266 700 218
Fax: 266 700 218
Email: grupoapoioevora@ligacontracancro.pt
Voluntárias do Núcleo Regional do Sul (Grupo de apoio de Évora) da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento vencer e Viver partilharam informações e incentivaram as mulheres S. Geraldo, Concelho de Montemor-o-Novo, a estarem atentas à sua saúde, não falharem aos rastreios e realizarem o auto-exame da mama mensalmente

Data: 28 de Outubro de 2010

Local: Junta de Freguesia do Vimieiro

Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama

Data: 22 Novembro 2010
Local: Junta de Freguesia de Nossa senhora do Bispo, Montemor-o-Novo
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Incontinência urinária
Junta de Freguesia de Nossa senhora do Bispo
Rua 5 de Outubro, nº57
7050-355 Montemor-o-Novo
E-mail: junta.bispo@netvisao.pt
Telefone: 266 089 127
Fax: 266 089 130
Centro de Saúde Montemor-o-Novo
Rua Luís de Camões, 1
7050-260 MONTEMOR-O-NOVO
Telefone Geral :266899520
E-mail: csmontemor@alentejocentral2.min-saude.pt
O Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade e a Junta de Freguesia de Nª Srª do Bispo de Montemor-o-Novo organizaram uma Tenda Vermelha, dia 22 de Novembro de 2010. O tema abordado foi a incontinência urinária e contámos com a presença da enfermeira Clara Cardoso. Infecções urinárias, irritações, possíveis soluções para a incontinência urinária. É possível viver com mais qualidade de vida e quanto melhor for o nosso sistema de saúde e mais informadas estiverem as mulheres melhor será o dia-a-dia de todos.

Data: 25 Novembro 2010
Local: Junta de Freguesia de Nossa senhora da Vila, Montemor-o-Novo
Acção: Mesa Redonda: “Violência na Intimidade: Conhecer o presente, intervir no futuro”
Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Vila
Largo Professor Dr. Banha de Andrade 7050-111 Montemor-o-Novo
E-mail: geral.jfvila@gmail.com
Telefone: 266 087 660
Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Montemor-o-Novo
http://www.cmmontemornovo.pt/pt/conteudos/
actividade%20municipal/accao%20social/Rede%20
Social.htm
Realizou-se dia 25 de Novembro de 2010, Dia Internacional para a Erradicação da Violência sobre as Mulheres, uma Mesa Redonda sobre Violência na Intimidade, na Junta de Freguesia de Nª Sra da Vila em Montemor-o-Novo. Foram convidadas as instituições pertencentes ao Conselho Local de Acção Social. Estiveram presentes cerca de 20 representantes, para discutir esta problemática no concelho. Participaram a Dra. Augusta Barbosa, psicóloga da Casa Abrigo do Lar de Santa Helena que referiu aspectos que urge resolver no apoio às vítimas, que advêm da sua experiência de dez anos a trabalhar nesta área e o Dr. António Danado, advogado. Este tem acompanhado alguns casos de violência doméstica no Tribunal e falou da sua experiência alertando para a urgência de tratar questões como a das responsabilidades parentais, aquando dos processos de divórcio. Agradecemos a presença e o relato de uma mulher que partilhou as dificuldades antes e depois de ter decidido apresentar queixa na GNR de Montemor-o-Novo, após vários anos a sofrer maus-tratos em silêncio. Foram abordados os problemas do stress de guerra que afecta muitos dos ex-combatentes do ultramar que não têm acompanhamento psicológico e que gera por vezes violência nos lares portugueses . Nas escolas há casos de filhos que repetem situações de violência doméstica vividas, e após a separação dos pais, assumem o papel do agressor sendo eles a agredir as mães. Os casos de violência nos casais numa faixa etária mais elevada é diferente dos casais mais jovens, onde as mulheres começam a defender-se, ripostando à agressão… Quais as soluções? É importante realçar o papel da igualdade de género, mas é necessário intervir essencialmente na educação para a cidadania. Foi destacada a importância de actuar sobre o agressor, procurando que não venha a a agir do mesmo modo. Os temas abordados foram complexos, os problemas são graves mas podem ter solução. É importante continuar a discutir ideias, problemas, possíveis soluções e lutar sempre para que cada vez mais as vítimas tomem consciência da sua situação, procurem ajuda e encontrem os apoios necessários.

Data: 30 Novembro de 2010
Local: Junta de freguesia de Santiago do Escoural
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Saúde da Mulher
Associação de Amigos Unidos Pelo Escoural
Rua Machado dos Santos, 12 Montemor-o-Novo, Évora 7050-556
E-mail:amigosunidos.escoural@hotmail.com
Junta de Freguesia de Santiago do Escoural
Praça da República, n.º 1,
7050-556 Santiago do Escoural
Telefone: 266 857 183
Fax :266 857 251
E-mail: juntafsescoural@mail.telepac.pt
Conversa e aplicação de questionários junta da população feminina de Santiago do Escoural (Concelho de Montemor-o-Novo).

Data: dia 3 de Dezembro de 2010
Local: Montemor-o-Novo. Pavilhão Gimnodesportivo
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Menopausa
Realizou-se mais uma “Tenda Vermelha”, as Conversas de Mulheres foram acerca da Menopausa, com o Dr. Fernando Fernandes, médico obstetra do Hospital de Évora. O que é a Menopausa, sintomas, hormonas envolvidas, possíveis soluções para minimizar efeitos… As “ginastas” de Montemor colocaram algumas questões e as histórias e informações foram surgindo. Nestas Conversas não houve chá nem bolos, mas o Dr. Fernando Fernandes soube aquecer o ambiente com a sua simpatia.

Data: Dia 6 de Dezembro de 2010
Local: Junta de freguesia de Lavre
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama
Com o apoio do Núcleo Regional do Sul (Grupo de apoio de Évora) da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento Vencer e Viver. Mais uma vez, nestas Conversas de Mulheres, as voluntárias do Hospital do Patrocínio de Évora partilharam experiências e esclareceram algumas dúvidas.

Data: 26 de Janeiro de 2011
Local: Junta de Freguesia do Bacelo, Évora
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Incontinência urinária
Realizou-se mais uma Tenda Vermelha com o tema da Incontinência Urinária, com a presença da Sra. Enfermeira Clara Castro e com o apoio da Junta de Freguesia do Bacelo. Nestas conversas as senhoras presentes partilharam alguns dos problemas que sentem devido a infecções urinárias. Falou-se nos vários tipos de incontinência urinária e de algumas soluções (nos casos tratáveis). Através de alguns relatos percebeu-se que os tratamento actuais tendem a ser cada vez menos morosos e as operações mais simples, sendo este um dos motivos pelos quais as mulheres devem exercer os seus direitos e pedir ao médico de família que as encaminhe no tratamento deste problema que afecta muitos portugueses e a população feminina em particular.

Data: 1 de Fevereiro de 2011

Local: Centro de Novas Oportunidades da Escola Secundária de Montemor-o-Novo (2 sessões)

Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Prevenção do Cancro do Colo do Útero
O Cancro do colo do útero é um dos poucos cancros que pode ser prevenido:
– Através da vacinação contra o HPV nas idades recomendadas.
– Com visitas regulares ao médico para fazer rastreio e poder detectar atempadamente qualquer alteração.
Acção que decorreu no Centro de Novas Oportunidades, na Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Realizaram-se duas sessões, uma para funcionários e outra para alunos. Na sessão dinamizada pela enfermeira Paula Bilro chamou-se a atenção para a importância da prevenção primária e secundária. Realizou-se uma apelo para a importância da participação no Rastreio do Cancro do Colo do Útero no Alentejo.

Data: 2 de Fevereiro de 2011
Local: Biblioteca de São Manços, Évora
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Prevenção do Cancro do Colo do Útero
Prevenção do cancro do colo do útero, sessão com a colaboração da Sra. Enfermeira Paula Bilro, na Biblioteca de São Manços. O Rastreio do Cancro do Colo do Útero no Alentejo

Data: 24 de Fevereiro de 2011
Local: Junta de Freguesia da Tourega,
Valverde, Évora
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama
Realizou-se mais uma Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres, em Valverde (Évora) com a colaboração das voluntárias da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento Vencer e Viver. Mais uma vez as conversas fluíram facilmente, graças à simpatia das voluntárias. Foram abordados temas muito variados, como o apoio dado pela Liga no Hospital Espírito Santo, em Évora, partilha de experiências das voluntárias e das pessoas presentes, algumas questões relativas ao apoio dado aos doentes oncológicos pelo Sistema Nacional de Saúde, a qualidade de vida após a descoberta da doença…. Mais uma vez obrigada às voluntárias pelos momentos de partilha e pelo exemplo de coragem na luta contra o cancro.

Data: 14 de Março de 2011
Local: Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Incontinência Urinária
Sessão sobre incontinência urinária. Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo
O Projecto Saúde da Mulher, com o apoio do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo organizou uma sessão sobre a incontinência urinária- pelas 10 h – na sede da Associação de Reformados, pensionistas e Idosos de Montemor-o-Novo; A Fisioterapeuta Silvia Charepe Dias abordou esta questão que ainda é encarada como um assunto tabu e que condiciona a vida de muitas pessoas a nível pessoal, familiar e laboral e apelou à importância de uma atitude preventiva relativamente a esta questão.

Data: 14 de Março de 2011
Local: Centro de Dia de São Brás do Regedouro, Évora
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Incontinência Urinária
O Projecto Saúde da Mulher, com o apoio do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo organizou uma sessão sobre a incontinência urinária- pelas 15.30h – no Centro de Dia de São Brás do Regedouro, Évora; A Sra. Fisioterapeuta Silvia Charepe Dias abordou esta questão que ainda é encarada como um assunto tabu e que condiciona a vida de muitas pessoas a nível pessoal, familiar e laboral e apelou à importância de uma atitude preventiva relativamente a esta questão.

Data: 17 de Março de 2011
Local: Junta de Freguesia da Malagueira
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama
Conversas de Mulheres, com Voluntárias da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento Vencer e Viver.

Data: 7 de Abril de 2011
Local: Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos
Centro de Saúde de Arraiolos
Centro de Saúde de Montemor-o-Novo
Hospitais de Évora
Acção: Dia Mundial da Saúde: Acção de sensibilização sobre o direito à Saúde

Distribuição do folheto do MDM “As mulheres exigem o direito à saúde” no centro de saúde de Arraiolos, estabelecimentos comerciais da vila assim como na câmara municipal, na entrada do Hospital Espírito Santo de Évora e junto à Câmara Municipal de Montemor. Distribuímos ao todo 450 folhetos.

Data: 5 de Maio 2011
Local: Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora
Acção: “Eu, Corpo, Cultura “- Conversa/Debate com alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira. Acção de sensibilização sobre mutilação genital feminina.
No dia 5 de Maio, o Movimento Democrático de Mulheres, a convite de um grupo de alunos do 12º ano da Escola Secundária Gabriel Pereira, participou numa Mesa Redonda sobre o tema “Eu, Corpo,Cultura”. Faziam parte dos convidados uma psicóloga um enfermeiro, um médico-obstetra, uma professora de filosofia e a Mónica Leitão, do Movimento Democrático de Mulheres. Falou-se da importância do corpo, de como este se relaciona com contextos culturais, a questão das tatuagens e piercings, a mutilação genital feminina…etc . O MDM abordou a questão dos Direitos Humanos, especialmente a evolução dos Direitos das Mulheres ao longo dos tempos e como este facto influência normas e condutas actuais.
Seria bom continuar a promover este tipo de encontros e debate de ideias. Obrigada aos alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira.

Data: 23 de Maio de 2011
Local: Arraiolos, Biblioteca Pública de Arraiolos
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama
Realizou-se mais uma sessão sobre a prevenção do cancro da mama, desta em Arraiolos, na Biblioteca Municipal, com as voluntárias da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento Vencer e Viver. Foi uma das sessões mais participadas, com muitas mulheres e homens de Arraiolos que se juntaram a nós para partilhar experiências e para apelar à prevenção das doenças oncológicas.

Data: 25 de Maio de 2011
Local: Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, Multiusos
Acção: Tenda Vermelha, sessão de esclarecimento sobre a prevenção do Cancro do Colo do Útero
Contactos importantes
Centro Juvenil de Montemor-o-Novo
Avenida Gago Coutinho, nº58
Telefone: 266898100 (ext:309)
Na sessão sobre prevenção do cancro do colo do útero Dinamizada pela enfermeira Paula Bilro o público foi reduzido, mas a sessão foi muito esclarecedora, as pessoas presentes poderão agora passar a palavra sobre a importância da prevenção do cancro do colo do útero e alertar familiares e amigos. A sala multiusos do Centro Juvenil tem umas condições excelentes, aconselhamos a visita a este espaço
O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo pretende ser um espaço sem tabus e onde os jovens se sintam à vontade para esclarecer todas as dúvidas. Nesse sentido, têm à sua disposição um Gabinete de Saúde, que resulta de uma parceria com o Centro de Saúde de Montemor e a ARS Alentejo, este gabinete designa-se “Espaço sem Tabus”. Funciona às quartas-feiras das 16h30 ás 18h00 com atendimento multidisciplinar, atendimento de saúde sexual e reprodutiva, pela enfermeira. À disposição, estão enfermeiros, nutricionista, psicóloga, clínica, fisioterapeuta e assistente social.”

Data: 28 de Maio de 2011
Local: Percurso do aqueduto Água de Prata, Évora
Acção: Caminhada pela Saúde da Mulher. Celebração do Dia Internacional de Acção pela Saúde da Mulher
O Movimento Democrático de Mulheres e o Projecto Saúde da Mulher organizaram a Caminhada pela Saúde da Mulher, dia 28 de Maio de 2011, data em que se assinala o DIA INTERNACIONAL DE ACÇÃO PELA SAÚDE DA MULHER. O ponto de encontro, pelas 8h30 próximo da Junta de Freguesia da Malagueira para realizar o percurso do aqueduto Água de Prata. Pintou-se uma tela com os desejos das mulheres de Évora para a área da Saúde.

Data: 29 de Maio de 2011
Local: O percurso da Ecopista, Arraiolos
Acção: Caminhada pela Saúde da Mulher.Celebração do Dia Internacional de Acção pela Saúde da Mulher

O Movimento Democrático de Mulheres e o Projecto Saúde da Mulher organizaram e participaram na Caminhada pela Saúde da Mulher, dia 29 de Maio de 2011, para assinalar o DIA INTERNACIONAL DE ACÇÃO PELA SAÚDE DA MULHER, que se celebra dia 28 de Maio. O ponto de encontro foi pelas 8h30 na Praça do Município em Arraiolos, para realizar o percurso da Ecopista. Pintou-se uma tela com os desejos das mulheres de Arraiolos na área da Saúde.

Data: 29 de Maio de 2011
Local: Percurso da ecopista, Montemor-o-Novo
Acção: Caminhada dos Jogos do Município. Celebração do Dia Internacional de Acção pela Saúde da Mulher
No dia 29 de Maio, o Movimento Democrático de Mulheres esteve presente na Caminhada dos Jogos do Município de Montemor-o-Novo e distribuiu um documento relativo às comemorações do dia Internacional da Saúde da Mulher (28/05/2011) e pintámos uma tela com os desejos das mulheres montemorenses para a área da saúde da mulher.

Data: 23 de Junho de 2011 a 3 de Julho de 2011
Local: Évora
Acção: Feira de São João de Évora. Acções de sensibilização sobre o uso do preservativo feminino e sobre os Direitos da Maternidade/Paternidade.
Distribuição de preservativos femininos; Distribuição de aproximadamente 100 guias “Direitos de Parentalidade”( parceria com a CGTP); Distribuição da Carta dos Direitos Sexuais e Reprodutivos (Documento do Projecto saúde da mulher- construir a igualdade, versão traduzida e adaptada para língua portuguesa da Carta dos direitos Sexuais e Reprodutivos aprovada no conselho Central e Assembleia Geral da IPPF (International Planned Parenthood Federation.

Data: 14 de Junho de 2011
Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Incontinência urinária

Conversas de Mulheres sobre incontinência urinária, sessão realizada na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, dia 14 de Junho de 2011, com o apoio da Fisioterapeuta Sílvia Charepe do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo.

Data: 27 de Julho 2011
Local: RTP 1
Acção: Tempo de Antena do Projecto Saúde da Mulher Construir a Igualdade

Data: 20 de Outubro de 2011
Local: Centro cultural e desportivo do Reguengo/São Mateus, Montemor-o-Novo
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama

Data: 31 de Outubro de 2011
Local: Associação de Idosos de Guadalupe
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Cancro da Mama

Data: 25 de Novembro de 2011
Local: Montemor-o-Novo, Arraiolos e Évora
Acção: Distribuição do documento do MDM sobre a violência sobre as mulheres. (Acção de sensibilização)
Distribuição do documento do MDM sobre a violência sobre as mulheres, com contactos úteis nos concelhos de Arraiolos, Évora e Montemor-o-Novo, de apoio a vítimas, família e onde apresentar queixa de violência domestica.
Acções de sensibilização sobre a violência sobre as mulheres com distribuição do documento nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos.

Data: 25 de Novembro de 2011

Local: Biblioteca de São Manços
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Violência sobre as mulheres
NIAVE – Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas
COMANDO TERRITORIAL DE ÉVORA
Avenida Barahona, 21, 7005-150 Évora
Tel.: 266748400
Fax: 266748437
Tm: 962093148
E-mail: ct.evr.niave@gnr.pt
Realizou-se mais uma tenda vermelha, desta vez dedicada ao tema da Violência sobre as mulheres. Obrigada à 2.º Sargento do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas do Comando territorial da GNR de Évora, pelo excelente contributo e pela qualidade da informação transmitida. É bom saber que os (a) agentes da GNR estão próximos da população.
A dirigente Sindical da Função Pública de Évora, Margarida Machado falou da situação das mulheres trabalhadoras do Distrito de Évora. Têm vindo a perder direitos ao longo do tempo, situação que acaba por se refletir na sua saúde, alertou para a crescente falta de acesso aos cuidados de saúde e para o facto das mulheres terem que reagir contra as medidas laborais que estão a ser adoptadas por não protegerem os direitos das mulheres.

Data: 30 de Novembro de 2011
Local: Junta de Freguesia do Vimieiro
Acção: Tenda Vermelha/Conversas de Mulheres – Violência sobre as mulheres
Dentro das actividades para assinalar o Dia Internacional da Erradicação da Violência sobre as mulheres (25 de Novembro de 2011) convidámos o Monte – ACE de Arraiolos para vir conversar connosco, sobre o projecto Mirabal Mulheres 100 Medo, que tem por objectivo a Promoção da Igualdade de Género e Combate e Prevenção da Violência Doméstica no concelho de Arraiolos e a Junta de Freguesia do Vimeiro. Todas(os) podemos contribuir para a diminuição da violência sobre as mulheres, estando mais informadas(os) poderemos ajudar quem precisa de apoio.

Data: 23 de Janeiro de 2012

Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho
Évora
Acção: Debate: “INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ – DIREITO ASSEGURADO?”

Contactos
CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA
Edifício Paços do Município
Praça de Sertório
7004 – 506 ÉVORA
Telefs.: +351 266 777000
Telm: +351 965959000
Fax: +351 266 702950
Email: cmevora@mail.evora.net ou cmevora@cm-evora.pt
APF – Associação para o Planeamento da Família
Bairro Cruz da Picada, lt 46 Cave-frente, espacoapf@sapo.pt, 266785018
CONTACTOS MOVIMENTO SINDICAL Évora
stal.evora@stal.pt
Rua D. Isabel, nº 20
7000-880 ÉVORA
Telefone – 266 759 470
Fax – 266 759 478
No dia 23 de Janeiro de 2012, o Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade, desenvolvido pelo Movimento Democrático de Mulheres nos Concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos, com financiamento do Fundo Social Europeu, POPH e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, promoveu uma sessão intitulada: “ Interrupção Voluntária da Gravidez – Direito assegurado?”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, contando para isso, com o apoio desta instituição.
As participantes convidadas para intervir foram representante dos Sindicatos dos enfermeiros das Direcções Distritais de Setúbal e do Alentejo e da APF – Associação para o Planeamento da Família. Contava-se chegar junto da população feminina que trabalha na Câmara Municipal de Évora e deste modo, alertá-las para a situação actual no Distrito de Évora, no que se refere à prática da IVG, e como se realiza o processo de encaminhamento das mulheres que pretendem usufruir deste direito.

Data: 27 de Março de 2012
Local: Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Évora
Acção: Conferência – “Mulher: Corpo e Afectos”
Contactos
Escola Superior de Enfermagem São João de Deus
Largo da Nª Srª da Pobreza7000-811 Évora
Telefone: 266730300
Mail esesjd@uevora.pt
Sítio: http://www.uevora.pt

Data: 17 de Abril de 2012
Local: Junta de Freguesia do Bacelo, Évora
Acção: Inauguração Exposição Direitos Sexuais e Reprodutivos
Contactos
Junta de Freguesia do Bacelo
Rua Antero de Quental, lote 10, 12 R/c
Bairro das Corunheiras
7005-293 Évora
Fax: 266 0403 42
Telefone: 266 0403 42
http://www.freguesiadobacelo.net/
Os direitos humanos enunciados nesta exposição estão consagrados na Carta dos direitos Sexuais e Reprodutivos da International Planned Parenthood federation (IPPF) que tem como objectivo fundamental a promoção dos direitos e liberdades sexuais e reprodutivas em todos os sistemas políticos, económicos e culturais. O Movimento Democrático de Mulheres afirmou no seu 8º Congresso que “ a saúde da Mulher não se pode dissociar da igualdade e do estádio de desenvolvimento económico e cultural de um povo” constatando que ao longo destes últimos tempos “mulheres e homens de gerações diferentes, reclamaram a qualidade da saúde, exigindo serviços públicos de proximidade e cuidados diferenciados”. O MDM reforça a ideia de que valorizar os direitos é dar valor à dignidade humana, cumprir o direito à igualdade e defender o direito universal à saúde para mulheres, homens, jovens e crianças. Com esta exposição o MDM pretende colocar em prática a Resolução Política n.º 46/2010 sobre “O direito à informação e o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres ao longo do seu ciclo de vida”. Durante este evento foi referida acção do Movimento Democrático de Mulheres no Concelho de Évora ao longo dos tempos, na sua intervenção na defesa dos direitos das mulheres nesta região e na necessidade de todos/as conhecerem os seus direitos para que possam defendê-los e reivindicar cada vez melhores condições de vida, nos vários âmbitos da vida, incluindo na esfera sexual e reprodutiva.

Data: 23 de Maio de 2012
Local: Escola da Malagueira
Acção: Sessão sobre violência no namoro
A sessão realizou-se na Escola da Malagueira, dia 23 de Maio pelas 10 horas, com a participação de Patrícia Guimarães do MDM, sobre a temática da Violência do Namoro, com a Projecção do filme: De mãos dadas com o medo, para uma turma PIEF, seguida de debate com os alunos e professores sobre a temática abordada.

Data: 28 de Maio de 2012
Acção: Redacção de artigo para o Jornal Diário do Sul , através da parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Évora, para o seu projecto sobre a igualdade de género no Distrito de Évora.
Para assinalar o dia 28 de Maio de 2012, redigiu-se um artigo para o Jornal Diário do Sul , através da parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Évora, para o seu projecto sobre a igualdade de género no Distrito de Évora. Acção de sensibilização sobre a saúde sexual e reprodutivca das mulheres com a distribuição do documento sobre o dia internacional de acção pela saúde das mulheres nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos. Efectuou-se a gravação do artigo em versão áudio para ser transmitida na Rádio Telefonia.

Data: 3 de Julho de 2012
Local: Biblioteca Municipal Almeida Faria
Acção: Seminário Final de apresentação de Resultados “ Saúde da Mulher: Desafios para o Nosso Tempo”
Realizou-se dia 3 de Julho de 2012, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria de Montemor-o-Novo, o Seminário final de apresentação de resultados intitulado ” Saúde da Mulher: Desafios para o nosso Tempo”. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade promovido pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos (2010-2012). Os dois anos de decurso do projecto possibilitaram a realização de diversas actividades nestes três concelhos, que permitiram o contacto com a população, em especial com as mulheres, numa partilha de informações, com técnicos e pessoas ligadas à área da Saúde da mulher, que nos permitiu conhecer os serviços disponíveis nesta região e reflectir sobre as necessidades actuais específicas nesta área temática. Os termas abordados no seminário tiveram como objectivo divulgar junto dos presentes alguns serviços ao dispor na nossa região, permitindo a todos partilhar a sua opinião sobre o projecto saúde da mulher e conhecer os desafios com que os utentes e os profissionais se deparam nos dias de hoje. Intervenção do Dr. João Pimenta, Médico Especialista de Obsterícia e Ginecologia, com um vasto currículo e experiência que apresentou o tema: ” A Evolução da Obstetrícia em Évora”. Intervenção da Dra. Margarida Sim-Sim, Professora na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, Évora. O tema apresentado foi : “As Idades/Fases da Mulher”. Intervenção de Regina Marques, dirigente Nacional do Movimento Democrático de Mulheres abordou a natureza do projecto e desenvolvimentos futuros. Contámos ainda com a intervenção de Vitalina Roque, Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Bispo, Montemor-o-Novo e dirigente do núcleo do MDM de Montemor-o-Novo falou sobre a importância do projecto para a participação local das mulheres. Sílvia Seatra do Movimento de Utentes de Saúde Pública do Distrito de Évora. A Guarda Ana Santos do Núcleo de Atendimento a Vítimas Específicas de Évora (NIAVE), fez uma breve apresentação sobre a equipa deste núcleo e expôs alguns números de atendimentos e processos sobre violência doméstica que acompanham no distrito de Évora. No final fez uma alerta para o facto da Violência Doméstica ser um crime público e para o facto de qualquer cidadão poder apresentar queixa no caso de testemunhar uma situação destas. Irene Silva, da Comissão para a Igualdade da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses. Eduarda Pecurto, do Núcleo regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Contámos ainda com a presença da enfermeira Olívia Engenheiro, que exerce actualmente funções no serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Hospital de Évora, que fez uma apresentação sobre a temática da prevenção do Cancro do Colo do Útero. Todas as intervenções foram muito pertinentes e o Movimento Democrático de Mulheres agradece uma vez mais a todos os participantes. Continuaremos a nossa acção em defesa do Serviço Nacional de Saúde Universal Geral e Gratuito, e a desenvolver actividades de sensibilização na área da Saúde Sexual e Reprodutiva, indo de encontro às necessidades da população, escutando as suas dúvidas e enfrentando os novos desafios.

Data: 16 de Outubro de 2012

O MDM – Movimento Democrático de Mulheres, através do seu Núcleo de Évora, inaugurou ontem dia 16 de Outubro de 2012, uma Exposição alusiva ao tema “Saúde Sexual e Reprodutiva. Ontem e Sempre”, no âmbito do Projecto “Saúde da Mulher, Construir a Igualdade

1 Comentário Add your own

  • 1. Rosalina Almeida  |  16/04/2011 às 11:37 am

    gosto muita destas iniciativas, e nos dias de hoje são bem vindos, gostaria de manter-me informada desse movimento.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed